O amor fácil e que nada exige é supervalorizado. Quem se apaixona sente-se bem – mas após o casamento e a lua-de-mel, talvez esse tipo de amor seja substituído por “Quem vai fazer o café hoje ?” e “Não, não vai levar o jornal para o trabalho, quero lê-lo também”. Mesmo assim, os casais na faixa dos dezoito anos, com os olhos brilhantes, estão constantemente buscando esses sentimentos do tipo “Amo você”.
Inserida entre dois capítulos sobre os dons espirituais da Igreja, encontra-se uma descrição do amor verdadeiro. Paulo interrompeu-se com as palavras, “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente” [1Co 12.31] e explicou que o amor é mais que um sentimento. Falou sobre o que o amor faz e o que não faz, o que suporta e de que maneira permanece.
Se você procura a melhor definição de amor no mundo, medite neste poema [1Co 13.4-7]. No mundo de hoje, algumas pessoas parecem incapazes de receber amor e têm problemas em oferecê-lo. Outras passaram por uma experiência que as leva a dizer: “Amei por um tempo, mas então parti pra outra”.
Se você estiver namorando, deve procurar saber sobre o relacionamento de seu namorado com a família e amigos. Isso vai lhe dar algumas “dicas” sobre a capacidade de duração do amor dele. Enquanto isso, cultive sua capacidade de amar, relacionando-se com seus amigos e membros da família.
Nínguém é capaz de amar dessa forma o tempo todo, mas esse é um grande alvo a se alcançar. Se encontrar um homem que pareça capaz de amar dessa forma, talvez esteja olhando para um marido em potencial. Só o tempo dirá.